Eixo Saúde

O deslocamento por migração coloca muitos desafios à pessoa migrante, muito mais quando este é forçado, como é o caso dos solicitantes de refúgio. Encontrar o novo, como o lugar, as pessoas, a língua, os códigos de conduta, se apresenta simultâneo ao sentimento de perda do conhecido e familiar. Tudo isso com as difíceis condições de moradia e trabalho gera ansiedades e aumenta o estresse, fragilizando a saúde física e psíquica da pessoa migrante.

Assim, o Eixo Saúde tem como foco principal o acompanhamento da saúde física e psíquica dos imigrantes e refugiados, por meio do atendimento ou encaminhamento e orientação sobre o acesso e fluxo do Sistema Único de Saúde (SUS). Várias atividades são desenvolvidas no sentido de articular parcerias para melhor atender as necessidades dos migrantes. Em parceira com universidades, mutirões de atendimento com equipes multidisciplinares são realizados na Missão Paz.

 

O Serviço Psicossocial é um serviço de acompanhamento psicológico destinado a uma escuta de demandas de caráter emocional, afetiva, mental. A partir das demandas, o migrante recebe orientação intercultural, intervenção psicoterapêutica breve ou uma intervenção psicoterapêutica maior.

Os atendimentos realizados são:
– Atendimentos individuais às pessoas que o solicitam ou são encaminhadas;
– Atendimentos em casal;
– Atendimentos em família;
– Atendimentos em grupo, para um grupo de pessoas que, mesmo não tendo laços consanguíneos, procuram ajuda por algo que consideram lhes é comum.

A equipe é composta por uma técnica de saúde, uma psicóloga e profissionais de saúde voluntários, os quais atendem em suas especialidades: médicos, acupunturistas, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos/psicanalistas. Os atendimentos ocorrem na Missão Paz ou em seus consultórios.

Atendimento:

 Segunda à quinta, das 9:00 às 12:00 e das 13:30 às 16:30 

Sexta, das 9:00 às 12:00

Psicóloga:

Quarta das 14:00 às 17:30 

Sexta das 9:00 às 13:00

Informações: (11) 3340-6966 | saude@missaonspaz.org