Família e Comunidade

O eixo Família e Comunidade possui três objetivos centrais:

  1. Promover o diálogo com os imigrantes e refugiados para compreender suas necessidades, orientando-os de forma que eles tenham uma vida digna, junto às suas famílias. 

  2. Conhecer e entender o dia a dia dos imigrantes e refugiados dentro do contexto de suas famílias e das comunidades que fazem parte, de maneira a auxiliá-los para que se sintam fortalecidos em suas identidades e para a maximização de soluções de forma a viverem de maneira digna, íntegra e feliz no novo país/cidade de acolhida. 

  3. Sensibilizar e conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da acolhida e da superação dos preconceitos em relação a pessoas de outras culturas, etnias e religiões.

Para garantir que tais objetivos sejam atingidos, a equipe deste eixo trabalha  junto às famílias de imigrantes e refugiados, visitando-as em suas casas, acompanhando seus casos, criando sinergia com a rede de atendimento municipal e estadual. A ideia é multiplicar pensamentos e reflexões sobre a imigração e a importância da convivência entre as pessoas de diferentes culturas junto às famílias brasileiras e diferentes coletivos formadores de opinião.