Família e Comunidade

Este eixo tem por objetivo acompanhar as famílias imigrantes em sua adaptação ao Brasil, auxiliando-as em seus novos caminhos e direcionando-as à emancipação e autonomia, além de integrá-los às demais comunidades existentes, sobretudo à brasileira, proporcionando uma convivência pacífica e produtiva entre todas as partes.

Para garantir que tais objetivos sejam atingidos, a equipe deste eixo trabalha  junto às famílias de imigrantes e refugiados, visitando-as em suas casas, acompanhando seus casos, criando sinergia com a rede de atendimento municipal e estadual. A ideia é multiplicar pensamentos e reflexões sobre a imigração e a importância da convivência entre as pessoas de diferentes culturas junto às famílias brasileiras e diferentes coletivos formadores de opinião.

Coletividades

Ações junto às coletividades de imigrantes e refugiados também são organizadas na Missão Paz, durante todo o ano. Em geral, são usados o auditório, o saguão de entrada, salas, a cozinha industrial e, quando os eventos são maiores, uma lona de circo é instalada no pátio externo. As finalidades são muitos diferentes: associações, ensaios, reuniões, festas, comemorações, celebração de datas nacionais, treinamentos por parte de consulados, vivências de suas culturas, etc. Dentre as nacionalidades estão bolivianos, paraguaios, peruanos, colombianos, italianos, chilenos, angolanos, congoleses, senegaleses, maleses, haitianos e equatorianos.