Serviços CPMM

A Missão Paz oferece serviços gratuitos através do Centro Pastoral e de Mediação dos Migrantes (resultante da fusão entre o Centro Pastoral dos Migrantes – CPM e o Programa de Mediação) assentado em diversos setores: capacitação e cidadania, documentação, família e comunidade, jurídico, saúde, serviço social e trabalho.

O objetivo do CPMM é promover condições dignas de vida e trabalho aos imigrantes e refugiados, acolhendo-os, assistindo-os, orientando-os, e integrando-os de modo a contribuir para a garantia de seus direitos fundamentais.

Capacitação e Cidadania

Seu objetivo é tornar possível e acessível aos imigrante as ferramentas necessárias para uma melhor colocação no mercado de trabalho brasileiro. Todos os anos são feitas diversas parcerias com escolas em toda a região metropolitana de São Paulo.

Comunidade

Todos os anos, milhares de imigrantes e refugiados utilizam-se de espaços da Missão Paz. Em geral, são usados o auditório, o saguão de entrada, salas, a cozinha industrial e, quando os eventos são maiores, uma lona de circo é instalada no pátio externo. As finalidades são muitos diferentes: associações, ensaios, reuniões, festas, comemorações, treinamentos por parte de consulados, etc.

Documentação

É um serviço de apoio completo para que os imigrantes e refugiados possam tramitar o processo de regularização da sua situação no Brasil junto à Polícia Federal e demais órgãos competentes.

Saúde

Tem como foco principal o acompanhamento da saúde física e psíquica dos imigrantes e refugiados/as, por meio do atendimento ou encaminhamento e orientação sobre o acesso e fluxo do Sistema Único de Saúde.

Serviço Social

A equipe do serviço social trabalha junto às famílias de imigrantes e refugiados, visitando-as nas suas casas, acompanhando seus casos, criando sinergia com a rede de atendimento municipal e estadual, além disso, auxilia os imigrantes e refugiados a inscreverem seus filhos em instituições de ensino, e promovendo a educação continuada dos pais.

Eixo Trabalho

Tem como função ajudar os imigrantes em seu objetivo primário ao chegar no país: conseguir um emprego. O trabalho é fonte de independência e dignidade, portanto o auxílio nessa jornada se torna essencial àqueles que acabaram de chegar.

Jurídico

O setor jurídico presta serviço de orientação, assistência e informações jurídicas gratuitas aos imigrantes, solicitantes de refúgio e refugiados. Os esclarecimentos feitos dizem respeito à regularização migratória e também em todos os campos do direito tais como direito trabalhista, direito de família, direito previdenciário, naturalização etc.