Voluntariado

O trabalho dos voluntários e das voluntárias é extremamente importante para a Missão Paz. Atualmente, cerca de 50 pessoas atuam em diversas funções, de acordo com a disponibilidade de cada um(a). Com diferentes níveis de engajamento, é comum que o(a) voluntário(a) atue uma ou duas vezes por semana durante um turno – manhã, tarde ou noite.

Todos(as) passam por um treinamento com o responsável pela área em que irá atuar, para poderem exercer suas funções de maneira adequada, respeitando o código de conduta e os princípios da instituição.

Para se inscrever no nosso Programa de Voluntariado, cadastre-se abaixo e entraremos em contato conforme disponibilidade de vaga no perfil.

As áreas de atuação são as seguintes:

CASA DO MIGRANTE
Casa de acolhida da Missão Paz. As maneiras de colaborar são na digitação de fichas cadastrais no banco de dados da Missão Paz, recreação com as crianças e ensino da língua portuguesa. Dias e horários são flexíveis.

CAPACITAÇÃO E CIDADANIA

Setor responsável pela mediação para cursos profissionalizantes e aulas de português. As maneiras de colaborar são como tradutor/interprete nos atendimentos, atividades administrativas e como educador nas aulas de língua portuguesa. As aulas ocorrem na Missão Paz e em instituições parceiras em diversas regiões de São Paulo. Não é necessário ter experiência como professor(a), mas exige-se formação acadêmica em qualquer área. É interessante que tenha conhecimentos em línguas mediadoras: francês, inglês, espanhol ou árabe. O horário e os dias são flexíveis para as aulas de português. Os atendimentos do setor ocorrem às segundas, quartas e quintas, entre 13h30 e 17h.

CENTRO DE ESTUDOS MIGRATÓRIOS

Possui uma biblioteca especializada em mobilidade humana e também é responsável pelo acervo histórico e documental da Missão Paz. A maneira de colaborar é na organização do acervo. Ocorre de segunda à sexta das 9h ao meio dia e das 13h30 às 17.

COMUNICAÇÃO

Design gráfico e direção de arte, arte visual, produção e edição de vídeos, revisão de textos em português, inglês, francês e espanhol. Dias e horários são flexíveis.

DIGITAÇÃO

Auxilio na digitação de fichas cadastrais no banco de dados da Missão Paz. Dias e horários são flexíveis.

EIXO JURÍDICO 
Atividade vinculada ao setor jurídico. Exige-se formação acadêmica em Direito. Ocorre às segundas, terças, quartas e quintas, entre 13h30 e 17h.

EIXO SAÚDE 
Setor responsável pela mediação para cuidados com a saúde física e metal dos imigrantes e refugiados. Profissionais das diversas áreas da saúde podem colaborar. Ocorre às segundas, terças, quartas e quintas, entre 9h e 17h.

EIXO TRABALHO 
Suporte e tradução de atendimento para inserção de imigrantes e refugiados no mercado de trabalho. As maneiras de colaborar são como tradutor/interprete e nas atividades administrativas. Ocorre às terças, quartas e  quintas, entre 13h e 17h.

Informações: voluntariado@missaonspaz.org